DVDs - Submarino.com.br

quinta-feira, 18 de junho de 2009


E a ‘ terra de ninguém’ da um novo decreto. Para quem ainda não sabe, o Supremo Tribunal Fedreral (STF) sancionou a lei e o diploma de jornalismo não é mais necessário para que a profissão seja exercida. Muitos se perguntam: ‘ e daí?’ e eu respondo: ‘ eu me fud*’
Brincadeiras a parte, isso revela um lado preocupante da sociedade brasileira. Muitos leigos,ou não, alegam que não há necessidade do curso uma vez que o jornalismo não é uma profissão que interfira na vida de terceiros, tendo sua relevância comparada ao curso de costura e culinária. Ou usam da preocupação dos estudantes com o diploma para fazer provocações.
Não é preciso ser gênio para notar que a qualidade jornalística do nosso país não é das melhores. O diploma não torna alguém mais capacitado, mas filtra aqueles que realmente desejam algo e os aperfeiçoa. O dom da palavra não é algo que atinge a todos, jornalismo não é apenas saber escrever bonito e não ter vergonha para falar. É uma ciência, a chamada COMUNICOLOGIA. Em 4 anos de curso não aprendemos como fofocar, aperfeiçoamos técnicas para que as mais diferentes pessoas consigam entender a mesma mensagem sem distinção, para que todas adquiram o mesmo conhecimento. Claro que alguns sabem escrever, mas o preparo mesmo, não tem. Se a situação esta ruim com quem tem diploma, imagine agora onde todos se permitirão ser jornalistas.
Outro ponto da discussão é sobre cada profissional falar sobre sua área, mas já pensou a loucura que iria ser? O papel do jornalista esta justamente em colher a informação e passá-la de maneira clara para que seja entendida por todas as classes. Sem isso a comunicação seria IMPOSSIVEL. A linguagem da medicina, da economia, do direito e, de todas as outras profissões é diferente. E, na sociedade capitalista em que vivemos, onde os trabalhadores mal tem tempo para sua própria família, é que não vai haver mesmo tempo para preocupar-se como será passada e com a qualidade da informação.
Como estudante de jornalismo eu me sinto decepcionada. Não é apenas um canudo que me preocupa, mas com o pouco caso que foi tratado. Por mais que neguem, jornalismo é necessário. Não são todas as pessoas que estão capacitadas para exercê-lo da maneira como deve. E , se realmente queremos seriedade no país, deveríamos começar a levar a sério quem transmite a informação.

Um comentário:

  1. Acho que o que você falou tem muito fundamento e apoio sua causa... afinal você com certeza será uma grande Jornalista, sei que você tem potencial e mstrou no seu texto pra que veio...
    Orgulho da mamãe.... kkkkkkkkkkkkkk

    Bjus ;D

    ResponderExcluir